IDMAQ participa de evento de tecnologia para pequenos agricultores

IDMAQ é selecionada para o Hackathon Smart Agro 2019
24/04/2019

A IDMAQ participou no dia 06 de maio do I Fórum de Tecnologia para Agricultura, em Curitiba. O evento foi organizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar com a intenção de debater como as inovações tecnológicas podem ajudar o agricultor familiar. Estiveram presentes pequenos agricultores, representantes de cooperativas, especialistas do agronegócio e startups de agrotecnologia.

As discussões envolveram problemáticas do campo e as soluções que a tecnologia pode trazer para os pequenos agricultores. De acordo com dados dos últimos censos agropecuários, aproximadamente 84% das propriedades rurais no Paraná são da agricultura familiar e existe uma preocupação muito grande em atender a demanda dessa significativa parcela.

“O Governo do Estado está investindo fortemente para que o Paraná seja competitivo na área de tecnologia para o agronegócio e é fundamental que estes avanços também cheguem aos pequenos agricultores que representam uma grande fatia da produção agrícola no Estado”, afirmou o diretor-presidente do Tecpar, Fábio Cammarota.

A IDMAQ apresentou no Fórum a sua solução: a Carteira de Identidade da Máquina Agrícola – um documento completo com informações para ajudar em estimativa de preços de referência, nas operações de compra e venda de máquinas usadas, financiamentos e contratação de seguros e prevenção a fraudes!

“O balanço foi bastante positivo, entendemos que o nosso produto vai contribuir para o fortalecimento do agronegócio. Nosso produto foi elogiado várias vezes por atender de forma completa a necessidade de informação, proteção patrimonial do agricultor e contribuir a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. O público presente formado por produtores, técnicos da EPAGRI, EMATER, IAPAR, TECPAR, empresas e startups, compartilha das mesmas dores e também se sente indignado pela falta de dados e informações de máquinas e equipamentos. A solução apresentada pela IDMAQ foi bem aceita e o mercado está demandante. Agradecemos o convite e a iniciativa liderada por Rogério Moreira e Lívia Regina da TECPAR, e a IDMAQ deseja estar cada vez mais envolvida nas ações de inovação da TECPAR”, conclui o CEO da IDMAQ, Odair Machado.