Entrevista a Paiquerê FM destaca a IDMAQ entre as startups para o agronegócio brasileiro

IDMAQ traz para a ExpoLondrina 2019 tecnologia para o Produtor Rural, Concessionários e Instituições Financeiras
23/04/2019
IDMAQ é selecionada para o Hackathon Smart Agro 2019
24/04/2019

A Rádio Paiquerê debateu durante a ExpoLondrina 2019 o mercado de startups em Londrina. Durante uma hora e meia, os jornalistas JB Faria e Lino Ramos comandaram a mesa redonda com depoimentos sobre ecossistema das startups e uso da tecnologia a serviço do agronegócio.

No Programa Paiquerê na Exposição, além dos sócios da Smart Value – George  Hyraiwa e Guy Tsumanuma, quatro startups foram convidados a dar depoimento sobre o seu negócio: TatilFish, Agribela, Tracepack e a IDMAQ, que apresentou aos ouvintes a Carteira de Identidade do Maquinário Agrícola, um documento completo com informações para ajudar em estimativa de preços de referência, nas operações de compra e venda de máquinas usadas, financiamentos e contratação de seguros e prevenção a fraude.

Uma problemática que a gente sempre enxergou no ramo de seguros é a dificuldade tanto do agricultor comprovar que tem uma máquina e um equipamento agrícola em boas condições para o seguro, tanto para a seguradora receber essa informação de uma forma transparente e confiável. A IDMAQ nasceu com o intuito de conectar as informações do campo quanto aos equipamentos, aos projetos de alienação e financiamentos bancários.

O CEO da IDMAQ, Odair Machado, falou sobre a solução inovadora que a IDMAQ traz para o mercado.

Odair também falou sobre a importância da Carteira de Identidade para o agricultor.

“A gente entende que o patrimônio construído pelo agricultor é extremamente precioso e precisa ser preservado. A gente tem a finalidade de trazer para o agricultor uma tranquilidade nos processos de aquisição e renovação desses equipamentos a campo. Ele não precisa ficar com tanto receio de investir num novo equipamento porque tem uma rede conectada, onde ele declara os históricos, onde ele tem o número de chassi e série cadastrados. Se ele for roubado, ele vai acionar a rede IDMAQ que facilita o encontro desse equipamento visto conexão com todo mercado, além de ter todos os benefícios vinculados a assistência técnica nas concessionárias autorizadas. Com o histórico do equipamento, terá melhoria nas taxas de financiamento e seguro”.

Na opinião do jornalista JB Faria, a solução da IDMAQ é muito importante para o mercado.

“Eu tive uma corretora de seguros, trabalhei com meu pai. Ele abriu a Companhia de Seguros Ipiranga, no final da década de 40, e havia esse problema de informações, não apenas de máquinas, mas também de armazéns. Era um problema bastante sério. Esse é um nicho super importante”.

image.png

Para concluir a entrevista, Odair deixou um recado para quem tem uma ideia e quer começar um negócio de sucesso:

“É sempre bom o startapeiro estar antenado. Nós temos aqui na região algumas acelerações, por exemplo a ISAE/FGV. Nós fomos acelerados pelo ISAE, e ele nos ajudou muito nessa parte de negócio da IDMAQ. É importante estar a atento aos programas de aceleração, que são as mentorias realizadas aqui na região que podem ajudar no gap profissional, que é uma lacuna que o startapeiro precisa cobrir para poder analisar o negócio dele com outra visão”.

A IDMAQ agradece a oportunidade ímpar! Ainda, reconhece a cordialidade e carinho que a Paiquerê FM tem para com o público destacando seus jornalistas JB Faria e Lino, exemplo de profissionais que trazem qualidade aos conteúdos das rádios de Londrina e Região.